quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Flores da Vida



      Hoje resolvi fazer uma homenagem a todos os meus amigos-flores! Espero que, ao lerem o post de hj, cada um dos meus amigos possam se identificar em algum momento! Vcs são especiais pra mim!


FLORES DA VIDA

Amizades são flores na árvore da vida, e como se tivessem sido regadas por uma chuva de verão, nascem no fundo da alma, fazendo de um ser, morada.

Mas essa flor não é calada, não pára em paradas, não tem raiz e por isso é levada. Retirante de mim, navegante sem fim, deixa seu ser e cai na estrada. Porém vai despetalada. Hora aqui, hora ali... Sai deixando marcas que serão pra sempre lembradas por um coração cultivado, que se sente vazio por não ter sido levado pela flor que partiu.

Minh´alma é jardim secreto, florido de amigos de todas as cores, de todos os tons, de todos os dons, de todas as raças e pirraças, de todos os sons.

Alguns são “amigos-trevo”, pois me trazem muita sorte. Alguns são “amigos-azaléias”, pois trazem um pouco de alegria e colorido para os dias frios e solitários de inverno. Outros são “amigos-calêndulas”: abrem suas pétalas assim que o sol nasce, e as fecha na hora em que ele se vai. Alguns são “amigos-flor-de-lótus”, espirituais e puros, que emergem limpos e imaculados das águas turvas e lodosas; outros são “amigos-violetas” pequeninos e frágeis, mas perfeitos e companheiros.



Tem aqueles que são extremamente raros, dificeis de aparecer, mas quando aparecem, uma vez por ano, nos enche de alegria com sua beleza, a esses, chamo de “amigos-orquídeas”. Tem também os “amigos- rosa” aparecem quase que diariamente, são de diferentes cores e estilos, algumas pessoas dizem até que são amigos muito comuns e que não merecem tanta atenção, mas quem não se derrete todo ao receber rosas de presente?




Nesse jardim, existem aqueles amigos cheios de amores secretos, são os famosos “amigos-acácias”, e bem pertinho das acácias estão os “amigos-amor-perfeito” desses eu nem preciso falar nada, o nome fala por si só.


                                                                       

  Bem secretamente, cultivo em meu jardim o “cravo rosado”. É o meu preferido. Sei que não deveria ter um escolhido, mas os “amigos-cravo-rosados” me conquistaram mais ardentemente, não consigo evitar a preferência.   


Lá no portão do meu jardim, cultivo os “amigos-crisântemos” que carregam a essência da verdade em todas as suas pétalas; os cultivo bem na entrada, para que eles possam me fazer uma pessoa verdadeira e íntegra. Quem me ensinou isto foi um feiticeiro que vive em meio aos meus amigos-flores, o nome dele é Lírio, um senhor misterioso, mas muito sábio.



Os “amigos-flores-de-narciso” também estão lá, e pelo que pude observar esta manhã, ao caminhar pelo meu lugar secreto, os “amigos-flores-de-narciso” são um pouco vaidosos, adoram ficar nas margens dos rios para ter suas imagens refletidas nas águas e dessa forma ter sua beleza admirada por todos que por ali passarem. Às vezes acho que esses amigos são um pouco egoístas, mas sei que são importantes para mim, por isso insisto em cultivá-los. Mas faço questão de plantar, bem ao lado deles, os “amigos-jasmins” para que eles possam enxergar outras belezas e entendam que há outras coisas pra se admirar.



Lá no coração do meu lugar secreto, plantei um “amigo-girassol”. Ele sempre está lá, cheio de glória, forte e imponente, é fascinante olhar para ele. 




Uma espécie muito intrigante que cultivo é o “amigo flor-do-não-me-toque”, é difícil de se conviver com esse tipo de amigos. Não aceitam nossos conselhos, nos interpretam mal, e às vezes fico sem paciência com eles, mas depois entendo que são frágeis e só querem se proteger.




Eu mesmo tenho mania de proteger os habitantes do meu jardim. Sempre que os vejo saindo com urtigas ou plantas carnívoras, fico preocupado, triste e aflito; até tento aconselhá-los, mas às vezes é bom que alguém chegue a nos despetalar, pois só assim aprenderemos a viver nos jardins da vida.



Somos flores, somos ponte, somos fonte que alimenta a coragem de viver. Mas somos humanos, somos falhos, e é através do verdadeiro sentimento de amizade que desabrochamos, que florescemos, que crescemos.


                               AMIGOS SÃO FLORES DA VIDA: CULTIVE-OS!




  


            Thiago Almeida.

           

5 comentários:

  1. Q flor eu sou? Orquídea?

    ResponderExcluir
  2. Hoje te ofereço uma Edelweiss... existem muitas lendas relacionadas a essa flor, mas uma delas, precisamente da Áustria, diz ser uma prova de amor quando alguém sobe os Alpes para buscar a linda flor para a pessoa amada, pois é um percurso muito perigoso e somente com muito amor para se arriscar dessa maneira... então a que te ofereço hoje é para que você sempre lembre de que nos momentos mais difíceis do percurso, você saiba que não estar sozinho, pois alguém lá em Cima cuida de você com muito amor... e esse alguém é DEUS. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Agora vai ter que mostrar qual flor eu sou!!rss Sei que não sou a "não me toque",essa não,mas gostaria de saber onde fui germinada!
    Cheiro

    ResponderExcluir
  4. Eita! agora como Marcos e Ligiane, eu também quero saber que flor sou eu, kkkk

    ResponderExcluir
  5. Talvés eu seria aquela q tem muitos,muitos espinhos!!!
    Vejam, "talvéz".

    ResponderExcluir

Botem a boca no trombone!!!